Business Intelligence é usar da coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento para tomar melhores decisões e saber se os investimentos feitos estão trazendo bons resultados.

Por muito tempo, as empresas tomaram decisões importantes baseadas apenas na intuição de seus líderes, o que tinha como guia suas experiências passadas e conhecimento do mercado.

Apesar de impérios terem sido construídos assim, o avanço da tecnologia e os resultados que isso trouxe (aumento da competitividade, surgimento de novos mercados, etc.) tornou o cenário de negócios muito mais competitivo.

Assim, se fazia necessário encontrar uma forma mais inteligente e consistente de tomar decisões, uma que não dependesse tanto da capacidade dedutiva de gestores e diretores executivos para funcionar de forma sistemática e escalável.

Entendendo-se que boas escolhas dependem das informações certas, surgiu uma série de conceitos que permitem coletar, gerenciar e distribuir os dados de uma empresa para transformá-los em insights.

Esses conceitos formam o que conhecemos hoje como Business Intelligence. Entenda melhor do que se trata e como usar na sua empresa para torná-la mais eficiente.

Veja como funciona:

Se existe algo que uma empresa não deve ter problema hoje em dia é em gerar dados e informações sobre seus processos. É fácil aplicar métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) em qualquer aspecto do negócio.

O problema mesmo está em gerenciar todas as informações e organizá-las para que sejam fonte de esclarecimento, não de confusão ou frustração.

Por meio do sistema de BI, todos os dados relevantes aparecem em dashboards que facilitam a tomada de decisões em todos os níveis organizacionais.

Por conta da ação rápida em cima dos dados encontrados, as empresas que usam o Business Intelligence conseguem otimizar processos de maneira muito mais rápida e direta em comparação com as que não o utilizam.

E os processos de uma empresa fazem grande diferença nos resultados, seja em termos de qualidade dos produtos, vendas e retenção de clientes, satisfação dos colaboradores, etc.

Se você não encontra falhas em nenhum processo ou abordagem, provavelmente é porque está falhando justamente em procurá-las.

Não existe empresa perfeita, e é fundamental procurar onde estão os gargalos para impedir que se tornem problemas graves, que ameacem o futuro do negócio.

Alguns problemas, inclusive, não afetam a empresa financeiramente de modo imediato, mas podem minar a moral dos colaboradores e prejudicar o desempenho futuro.

Por meio do BI, é possível encontrar todos esses pontos de ruptura da estrutura organizacional e tomar medidas práticas para resolvê-los o quanto antes.

Riscos fazem parte de qualquer empreendimento, mas também é importante trabalhar para que eles sejam mantidos sob controle (e evitados, sempre que possível).

Em muitos casos, você não vai usar o BI para solucionar problemas ou aumentar as vendas, mas para tomar ações preventivas, que minimizem ou eliminem riscos futuros.

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